Como sempre ocorre ao dirigir, alguns cuidados devem ser tomados para se enfrentar uma chuva sem surpresas ou sobressaltos:
Os pneus devem estar desgastados até no máximo meia-vida, para que a água entre eles e o solo possa ser expulsa, evitando o perigoso fenômeno da aquaplanagem.
Quando isso ocorre, o pneu deixa literalmente o solo e as forças lateral, tração e frenagem ficam momentaneamente anuladas. Ou seja, o carro fica sem controle.
Em geral a profundidade dos sulcos dos pneus novos é de 8 milímetros. Quando chega a 4 mm, o pneu deve ser substituído, em nome da segurança. A rigor, o limite legal é 1,6 mm, como assinalado pelo indicador de desgaste da banda de rodagem existente em qualquer pneu, porém com essa pequena profundidade o surgimento de aquaplanagem fica muito provável.
Na Alemanha, as companhias seguradoras exigem a regra da meia-vida e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida pelo proprietário. São justamente os pneus trocados com meia-vida que chegavam, até algum tempo atrás, ao mercado brasileiro e enchem os olhos (e o bolso) de muitos.
Derrapagens não ocorrem tão facilmente quanto se pensa, desde que se trafegue em velocidades normais e se observe a sinalização, principalmente a de curvas.
De dia, choveu, farol baixo aceso; mas faróis principais, não os auxiliares de neblina.
Se houver, a luz traseira de nevoeiro deve ser acesa mesmo de dia, para o carro ficar ainda mais visível atrás do borrifo d'água; jamais deve-se usar o pisca-alerta com o veículo em movimento, uma sinalização própria de veículo parado.
Aumentar a distância para o carro da frente. A regra dos "Dois Segundos" deve passar a três segundos de separação.
Jamais parar no acostamento para esperar que a chuva melhore, pois é um local dos mais perigosos. Se não se achar lugar seguro, bem longe da pista, é preferível continuar rodando.
Mais do que nunca, só usar a faixa mais à esquerda para ultrapassagem. Muitos motoristas ficam nervosos quando há alguém atrás pedindo passagem. Ninguém pede para passar se há espaço livre à esquerda.
Manter os limpadores de pára-brisa em perfeitas condições e o reservatório do lavador abastecido com água e detergente adequado.
O vidro do pára-brisa livre de embaçamento é fundamental para dirigir com segurança, com ou sem chuva. O ar-condicionado, por produzir ar bastante seco, elimina rapidamente o embaçamento, não importando se frio ou quente.
Usar os comandos de direção e de freios com suavidade e evitar acelerações bruscas, principalmente em carros de maior potência.
Tomando esses cuidados, qualquer um pode dirigir com segurança e tranqüilidade com piso molhado -- cantando de despreocupação
na chuva.
5 comentários:
Só faltou dizer para motoristas "normais" saírem da frente sempre que virem um A na frente, pq com nossa sopa de letrinhas fica bem mais facil de andar... hahahaha...
Abraços...
Em tese é verdade...mas nunca se esqueça que não está revogada a lei da Inercia...muito menos a da gravidade..rsrs
Drive safety
PS: Em tempo...Irei postar sempre que possível, papeis de parede, como este que coloquei junto com este post, se vcs clicarem nele, verão que é de tamanho grande e em otina qualidade...
Vamos ver se assim o povo comenta mais..hehee
Abraços
Parabéns pelo Blog!
Ta indo muito bem cara!
Volta e meia quando tenho tempo, entro aqui para ler.
Acho que seria bacana (Poderiamos todos contribuir através da comunidade do Orkut) falar a respeito de alguns problemas comuns e crônicos no Classe A, como o de bater os tuchos, das luzes de ASR e ABS acenderem (Culpa do sensor do pedal do freio) e por aí vai!
Parabéns!
Vou ver se compro um adesivo para minha Baby!
Legal...vamos ver se criamos um banco de dados no orkut..ai eu vou editando pra cá...
Postar um comentário