quarta-feira, 28 de maio de 2008

Falando sobre Pneu

プロクセスT1R
(foto do meu Pneu atual: Toyo)

Lá na comunidade do orkut, surgiu o assunto sobre pneu, então resolvi escrever aqui algumas coisas sobre o assunto.
Vocês sabem como descobrir a data de fabricação do Pneu? Todos os tipos de pneu carregam o tão conhecido código DOT na sua lateral. Este código fornece a informação da data da produção. Os dois primeiros dígitos indicam a semana da produção, os dois seguintes o ano. Entretanto para o ano 2000, o código utilizado tem quatro dígitos ao invés de três.

Você realmente sabe o que está escrito na lateral do pneu?
Vou dar uma explicação rápida abaixo sobre os elementos que fazem a designação completa do pneu e o significado individual dos números e das letras.

Por exemplo, o que 195/55 R15 V significa realmente?
195 = a largura da secção do pneu em milímetros
55 = representa em porcentagem, a altura da secção do pneu em relação a largura.
R = código para o tipo de pneu (R = pneu radial)
15 = diâmetro do pneu em polegadas
91 = índice de carga (carga máxima permitida)
V = velocidade máxima aprovada (V = até 240 km/h [ 150 mph ], W = até 270 km/h [ 168 mph ], ZR dentro da designação do tamanho = acima de 240 km/h [ 150 mph ])

Outras designações: rf =reforço (designa pneus que são especialmente reforçados)

Uma coisa importante, que creio que pouca gente siga ou saiba sobre isso, é que pneus novos devem ser rodados por algumas centenas de quilômetros em piso seco para eliminar da banda os agentes de separação e antioxidantes aplicados durante a produção. Até que a banda tenha sido levemente desgastada o pneu não poderá apresentar sua verdadeira sensação de agarre.

Além disso, pisando fundo no acelerador e pisando forte no freio pode ocasionar escorregamento entre o pneu e o aro nas primeiras centenas de quilômetros de uso dos pneus. Isto porque o lubrificante usado na montagem do pneu tem uma tendência inicial a reduzir a aderência dessas duas partes.

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