sexta-feira, 2 de maio de 2008

Limpeza do corpo de borboleta

Gente, gostaria de deixar bem claro nesta postagem, que o que irei relatar a seguir, caso alguém vá seguir, é por conta e risco, inclusive não estou incentivando ninguém a fazer a limpeza do corpo de borboleta, só estou contando a MINHA experiência.

Aconselho inclusive a procurar um profissional qualificado e de confiança.

Voltando ao assunto...como eu adoro o final de semana...dia de lavar o carro e de praticar algumas estripulias...hehehe

Antes de sair abrindo tudo, eu faço um "teste" que PARA MIM sempre funciona, com o carro ligado e em ponto morto, eu ligo o ar condicionado, se a rotação do motor cair CONSIDERAVELMENTE, pode apostar que o corpo de borboleta está sujo.
Lembrando, não é uma pequenina alteração, tem que ser uma boa alteração pra justificar abrir tudo...

Não usarei linguagem técnica, primeiramente para evitar confusões de localização de tal peça, segundo por se tratar de um relato e não um tutorial. Voltando a lembrar caso não tenham segurança do que estão fazendo, PROCURE UM PROFISSIONAL.

Primeiramente, iremos usar uma chave Torx n°25 e uma chave Philips



Uma coisa muito importante agora... o lado desse duto de ar é muito importante, não me vá montar ao contrário...
A primeira "tampa" a ser tirada, possui 3 parafusos, o resto das peças a serem tiradas possuem 4 parafusos..
Outro detalhe, tudo se encaixa como dedo no nariz, se vc está fazendo muita força para tirar algo, PARE, falta algum parafuso para tirar...


Esse é o aspecto depois de tirar 7 parafusos ( 3 da primeira tampa e 4 da parte onde encaixa no filtro de ar.


OBS: Não precisa tirar tudo igual eu fiz, pois pois queria limpar tudo ali... ou seja, a parte onde os conectores estão ligados NÃO HÁ NECESSIDADE DE TIRAR.


Esse é o aspecto do "maldito" que por sinal, o meu suja muito e tenho que fazer essa limpeza em períodos relativamente curtos.


Esse é o produto que uso para limpar...mas o bom e velho querosene funciona muito bem.


OBS: Isso é um corpo de borboleta e não um submarino... Não mergulhe ele totalmente no querosene, por mais que esteja lacrado, nunca se sabe né?!!!


Gosto de usar limpa contato após limpar o corpo de borboleta, pois sempre deixo cair querosene no contato do mesmo


Esse deve ser o aspecto do brinquedo após a limpeza.



Creio que as fotos falam por si, por isso não detalhei tanto a desmontagem do sistema.

APRECIE COM MODERAÇÃO!!!

7 comentários:

Unknown disse...

Excelente, pelo que ví para realizar o desmonte basta basta a chave tipo estrela certo? Cara o meu não cai muito com o ar-condicionada, mas as vezes ao ligar pela manhã em ponto morto a rotação dá uma rateada e logo o sistema compesa subindo o giro. isso pode ocorrer duas vezes e estabiliza. Será que a borboleta está de asas sujas? outra será que no Baby Auto tem algo mais no corpo ou é tudo igual?
Por fim eu tenho alqueles desengraxante de limpeza de carburador em spray, acho que seria um bom produto, não?

Ronaldo Martins
A190 Elegance Auto.

Unknown disse...

Bruno, excelente tutorial.
Parabéns !!!
Grande abraço.

José Márcio

ESPAÇO PÚBLICO disse...

Meu carro é de outra marca, mas, tendo em vista que você falou que sempre tem que dar uma limpada no corpo da borboleta, eu pergunto: qual seria a razão de sujar deste jeito ao ponto de fazer limpeza em tempos mais curtos?


Abraços

Adriano

ENG X disse...

Acredito que seja por consequencia da qualidade (ou má qualidade) da nossa gasolina.

Abraços...

Unknown disse...

Boa tarde, cara obrigado mesmo, eu estava com este problema desde que um matador de carros aqui em São roque mexeu no meu motor e teve que desmontar o ar para reparar um problema que ele causou no sistema de óleo, resultando em ter que refazer o motor (plainar cabeçotes, jogo de juntas), mas após resolver o motor, tive que encher o ar de novo e começou este problema, em 40 min fiz oque vc mostrou e liguei o carro e advinha.... nada mais acontecendo, a rotação fica na mesma agora. Obrigado mesmo.


João Andrade

Anônimo disse...

fiz a limpeza dio meu tbem pois estava um nojo falhando demais, qdo montei ficou muito bom o carro nao falhava mais e nao afogava, mas depois de uns 3 dias rodando o carro do nada morreu e nao pega mais teria que fazer alguma coisa no carro apos a montagem, ouvi dizer que teria que resetar ou desligar a bateria isso procede ? pois apenas montei o meu, o estranho que funcionou tudo certo durante dias so agora pifou !

ENG X disse...

Depois do procedimento não tem que fazer mais nada...ou seja, não tem que resetar, tirar a bateria nem nada...