quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dicas de Direção na chuva



Como sempre ocorre ao dirigir, alguns cuidados devem ser tomados para se enfrentar uma chuva sem surpresas ou sobressaltos:

Os pneus devem estar desgastados até no máximo meia-vida, para que a água entre eles e o solo possa ser expulsa, evitando o perigoso fenômeno da aquaplanagem.

Quando isso ocorre, o pneu deixa literalmente o solo e as forças lateral, tração e frenagem ficam momentaneamente anuladas. Ou seja, o carro fica sem controle.

Em geral a profundidade dos sulcos dos pneus novos é de 8 milímetros. Quando chega a 4 mm, o pneu deve ser substituído, em nome da segurança. A rigor, o limite legal é 1,6 mm, como assinalado pelo indicador de desgaste da banda de rodagem existente em qualquer pneu, porém com essa pequena profundidade o surgimento de aquaplanagem fica muito provável.

Na Alemanha, as companhias seguradoras exigem a regra da meia-vida e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida pelo proprietário. São justamente os pneus trocados com meia-vida que chegavam, até algum tempo atrás, ao mercado brasileiro e enchem os olhos (e o bolso) de muitos.

Derrapagens não ocorrem tão facilmente quanto se pensa, desde que se trafegue em velocidades normais e se observe a sinalização, principalmente a de curvas.

De dia, choveu, farol baixo aceso; mas faróis principais, não os auxiliares de neblina.

Se houver, a luz traseira de nevoeiro deve ser acesa mesmo de dia, para o carro ficar ainda mais visível atrás do borrifo d'água; jamais deve-se usar o pisca-alerta com o veículo em movimento, uma sinalização própria de veículo parado.

Aumentar a distância para o carro da frente. A regra dos "Dois Segundos" deve passar a três segundos de separação.

Jamais parar no acostamento para esperar que a chuva melhore, pois é um local dos mais perigosos. Se não se achar lugar seguro, bem longe da pista, é preferível continuar rodando.

Mais do que nunca, só usar a faixa mais à esquerda para ultrapassagem. Muitos motoristas ficam nervosos quando há alguém atrás pedindo passagem. Ninguém pede para passar se há espaço livre à esquerda.

Manter os limpadores de pára-brisa em perfeitas condições e o reservatório do lavador abastecido com água e detergente adequado.

O vidro do pára-brisa livre de embaçamento é fundamental para dirigir com segurança, com ou sem chuva. O ar-condicionado, por produzir ar bastante seco, elimina rapidamente o embaçamento, não importando se frio ou quente.

Usar os comandos de direção e de freios com suavidade e evitar acelerações bruscas, principalmente em carros de maior potência.

Tomando esses cuidados, qualquer um pode dirigir com segurança e tranqüilidade com piso molhado -- cantando de despreocupação
na chuva.

5 comentários:

Eduardo disse...

Só faltou dizer para motoristas "normais" saírem da frente sempre que virem um A na frente, pq com nossa sopa de letrinhas fica bem mais facil de andar... hahahaha...

Abraços...

ENG X disse...

Em tese é verdade...mas nunca se esqueça que não está revogada a lei da Inercia...muito menos a da gravidade..rsrs

Drive safety

ENG X disse...

PS: Em tempo...Irei postar sempre que possível, papeis de parede, como este que coloquei junto com este post, se vcs clicarem nele, verão que é de tamanho grande e em otina qualidade...

Vamos ver se assim o povo comenta mais..hehee
Abraços

eduardoprox disse...

Parabéns pelo Blog!
Ta indo muito bem cara!
Volta e meia quando tenho tempo, entro aqui para ler.
Acho que seria bacana (Poderiamos todos contribuir através da comunidade do Orkut) falar a respeito de alguns problemas comuns e crônicos no Classe A, como o de bater os tuchos, das luzes de ASR e ABS acenderem (Culpa do sensor do pedal do freio) e por aí vai!
Parabéns!
Vou ver se compro um adesivo para minha Baby!

ENG X disse...

Legal...vamos ver se criamos um banco de dados no orkut..ai eu vou editando pra cá...