domingo, 25 de maio de 2008

Dica sobre o AKS


Se seu carro esta perto dos 80 Mil Km rodados e a letra F aparece de vez em quando? A solução PODE ser simples... Tire o Pneu dianterio do lado Esquerdo, depois tire as Lameiras. O modulo AKS possui somente um parafuso de fixação, tire ele e verifique as escovas do motor elétrico.
O problema é que quando as escovas estão gastas, elas não fazem contato direito sendo assim, apresenta mal contato.
Essa dica foi comprovada pelo mecânico Jorge da Sinal Verde de São Paulo (o Papa em Classe A)

Mas fique atento, o mesmo ressalta a importância de se verificar se realmente o problema é na escova gasta e na importância de se fazer uma revisão deste módulo quando o carro está perto dos 60 mil Km...
Caso seja somente isso, iremos economizar alguma pequena fortuna nesse módulo.

Um dos meus que está perto dos 100 mil nunca apresentou problema algum. O que já aconteceu foi da embreagem acabar, outra dica, aproveitando a oportunidade, é que para os donos de Classe A com AKS, é sempre tentar arrancar com um certo vigor...
Não é para sair igual um doido de Km de arrancada, mas acelere direito para não ficar com a embreagem "patinando", pois isso faz com que a vida útil da embreagem diminua.

7 comentários:

Doctor Taliesin disse...

Putz... tem revisão do módulo AKS? No que consiste? Eu não sabia desta.

Ah... eu não poderia deixar passar:
"arrancar com um certo vigor"? :-)
Bah... deixa para lá. (risos)

Parabéns pela postagem, sr. Eng X

ENG X disse...

A revisão é justamente ver o estado da escova.

"Arrancar com um certo vigor" foi a falta de palavra melhor...não poderia usar "arrancar igual homem"...

Minhas leitoras poderiam ficar chateadas comigo... :D

Mr Pierin disse...

Faltou vc dizer que é preciso uma minuscula chave TORK T6 que deve ter uns 2mm pra soltar a base das escovas.
Coisa do corporativismo da MB, que faz coisas simples tornarem-se um monstro pra qualquer mecânico.
é muito simples trocar as escovas, vc não vai gastar mais que R$15,00 entre escova e a pequena chave.

Alguem precisa postar fotos do AKS e detalhes para retirar as escovas.

Sem contar que é dificil mexer sem desconectar as mangueiras do fluido.

alamama disse...

oi gente, eu sou de tucuman, uma ciudade do norte da argentina e eu tenho um MB clase A e tenho problemas com o modulo AKS.
o que acontece é que a bomba hidraulica quebro-se e como aqui nao tem como comprar um novo modulo meu mecanico colocou o sistema de embragem manual(o MB clase A, tem para facer isto) o arreglo funcionou bem, mas so por um tempo, porque a letra F sempre apareceu no tablero. eu quero saber se ha alguma forma de fazer que o sistema nao veja o modulo AKS ou se tem que fazer alguma coisa na programaçao do procesador, para que ele me deixe encender o carro normalmete. outra coisa que nao entendo é porque algumas vezes o carro encende normalmente e outras vezes nao encende(lembrem que o carro tem embragem manual agora).se voces me podem dar uma soluçao, muito obrigado desde ja. disculpem que meu portugues nao seja muito bom.

Unknown disse...

tudo bem com vc argentino seu problema ta facíl de resolver e so comprar um mod AKS e voltar oque era vai te custar creio eu uns 1000 r$ com tudo ok boa sorte

Andé RJ disse...

Olá pessoal boa tarde! Sou do RJ e minha classe A que é semi-automática acendeu uma luz laranja no painel indicando as seguintes siglas "ESP BAS" dai apareceu um "F" tambem no painel aonde indicam a numeração das marchas? Com isso o carro perdeu a força e não andou mais, porém não morreu, ai eu desliguei e liguei e ele voltou ao normal, só que agora está sem força e com as luzes laranjas acesas? Alguem poderia me ajudar

delmyr disse...

delmyr hartmann@hotmail.com...
tenho uma classe a semiautomatica com pane no freio ,primeira pisada no freio ta no meio mais duas pisadas fica em cima espera um minuto pisa ta no meio ....sera o cilindro mestre todo o resto do sistema ta ok amigos me ajudem nao sei o que faser na outorizada me pediram no cil mestre 1.500 sera que e ele....