sábado, 26 de abril de 2008

Sobre a gasolina no Brasil




Fiquei sabendo que houve um evento do Club da Porsche, lá ocorreu uma palestra do engenheiro:
Henrique Campos Buboli
PETROBRAS / REPLAN - Refinaria de Paulínia
OT / QP / Laboratório de Motores / Fórmula 1
Paulínia - São Paulo - Brasil

Que explicou alguns dados sobre combustível no Brasil.
EX:
Toda a gasolina vendida em nosso pais tem de 22 a 25 % de álcool
incluído, porcentagem que varia conforme a disponibilidade.
Isto já vem sendo feito há varias décadas.

Com relação as gasolinas vendidas nos postos todas vem
da refinaria da Petrobrás. Depois a empresa dona da Bandeira
acrescenta aditivos a esta gasolina.

Esta gasolina que tanto faz se é comum especial ou premium, o que varia é o tipo de aditivo misturado. para aumentar a octanagem e impedir a pré ignição etc etc etc .

Esta gasolina tem a vida útil garantida de 2 meses, após esse tempo literalmente apodrece , teste fácil de se fazer em casa encher um copinho e guardar , para ver o resultado. Ela Oxida e estraga, fora outros problemas que podem acontecer quando não deixamos o tanque do automóvel esvaziar por completo e depois acrescentar o combustível novo.

Se o tanque estiver com gasolina considerável a nova acelera o processo de oxidação. ai teremos resíduos no óleo, uma espécie de verniz depositado nas válvula, pistões e anéis etc etc etc.

Bem vamos a podium :

Completamente diferente. Ela tem aditivos diferenciados, é craqueada de maneira diferente da gasolina tradicional, não apodrece, não oxida, não deixa resíduo no óleo e nem nos motores,
não oxida, tem 95 octanas , etc etc etc. por ai poderemos ver a enorme vantagem , sem incluir rendimento , conservação de óleos etc etc...

5 comentários:

Eduardo disse...

Não entendi uma coisa... A Podium tbém é uma gasolina comum com aditivos ou é outra gasolina???

Abraços

ENG X disse...

Eduardo...a Podium é uma "outra gasolina" porem com aditivos tb, mas... aditivos "especiais" pra ela.
Está aí explicado porque o preço dela tb é bem diferenciado..hehehe

Anônimo disse...

Caros, fui eu quem fiz a palestra, como já comentado meu nome é Henrique Campos Buboli e trabalho na REPLAN - Refinaria de Paulinia. Apenas estou escrevendo para fazer algumas correções.

O percentual de álcool anidro (diferente do álcool hidratado vendido na bomba do posto de gasolina) varia de 20% à 25% de álcool.

As empresas donas das bandeiras podem acrescentar aditivo ou não, se for uma gasolina comum ela apenas vai receber o álcool que não é adicionado na refinaria e sim na distribuidora, se for aditivada aí sim ela recebe o aditivo.

O que faz variar o tipo de gasolina não é o aditivo misturado vamos ao exemplo:

-gasolina comum possui octanagem média (IAD) de 87 e não recebe aditivo;
-gasolina aditivada também possui 87 de octanagem mas esta sim recebe aditivo, por isso é diferente;
-gasolina premium possui 91 de octanagem e tembém recebe aditivo;
-gasolina PODIUM possui octanagem 95 e também recebe aditivos;

OBS: o valor da octanagem da gaolina é consequente de sua composição na refinaria, e não dos aditivos, nenhuma gasolina de mercado possui aditivo para aumentar a octanagem, apenas aditivos de limpeza para o motor, e esses aditivos NÃO impedem nem a detonação "batida de pino", nem a pré-igñição, estes são problemas que são gerados por outros fatores. Quando com mais tempo posso descrever com detalhes esses problemas...

Quanto a gasolina velha, ela gera realmente um verniz chamado de GOMA, que é depositado em todas as partes que tem contato com a gasolina, bicos, coletores, carburadores, corpo de borboleta, pistões, anéis, válvulas...

Quanto a PODIUM, o grande diferencial é o modo como ela é produzida, isso que faz as caracteristicas da mesma, tornando-a completamente diferente de qualquer outra gasolina de mercado, o termo "craqueada de maneira diferente" esta errado, pois ela nem possui nafta craqueda, ela possui outras naftas que não geram depósito, essa naftas são caras e por isso o preço maior desta gasolina....

Me coloco a disposição para outras duvidas: buboli@petrobras.com.br.

Quanto a lubrificante, não realizei uma palestra junto ao club911 da porsche, mas devemos realizar em breve, faltando apenas o pessoal marcar uma data.

Um abraço a todos...

ENG X disse...

Muito obrigado pelas explicações e aguardo sua "matéria" detalhada sobre o assunto para o publicação a posteriori

Eduardo disse...

Henrique, muito obrigado pela explicação e pela clareza da mesma...

Eng X, mas uma vez parabéns pelo blog...

Abraços