Meses atrás eu falei da Mercedes-Benz HWA A32 Kompressor, versão especial da Classe A, feita por uma empresa parceira da AMG, onde instalaram no carrinho a mecânica da C32 AMG Kompressor, sendo um motor V6 com compressor, tração traseira e câmbio sequencial de 5 marchas. Antes dela, contudo, houve outra especialíssima, a A38 Twin AMG.
Esta versão especial tem dois motores, um para a tração dianteira e outro para a traseira, tendo por isso tração integral. Os dois motores são as unidades de 4 cilindros, 1,9 litro e 125 cv usadas no A190 de série, e juntas somam a potência final a 250 cv. Para a divulgação foi usada a parceria da Mercedes-Benz com a McLaren, sendo que os pilotos Mika Hakkinen (foto abaixo, mostrando o motor traseiro) e David Coulthard ganharam uma unidade cada um, com decoração ao estilo do McLaren da época.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos e a velocidade máxima chega a 230 km/h. Para as situações em que não havia interesse em tanto desempenho, há o recurso de se utilizar só o motor dianteiro, mediante um comando no painel.
Os pneus são na medida 225/35, em rodas de aro 18. Os parachoques têm entradas de ar mais agressivas, havendo escapamento duplo na traseira. Evidentemente foram feitas as devidas adequações na suspensão e chassi. Consta ainda que os freios são os mesmos da E55 AMG da época. No interior, o acabamento combina couro vermelho com detalhes em alumínio polido, volante revestido em camurça e pedais esportivos. Uma unidade foi exposta no Salão do Automóvel de São Paulo na edição de 2000. Aquela ainda tinha o painel com fundo claro, como o usado posteriormente nos modelos de série. Não encontrei registro de que tenha sido comercializada.
Imagine o susto do cidadão sendo ultrapassado por uma supostamente pacata Classe A, em plena autobahn alemã, a mais de 200 km/h...
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