sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mercedes-Benz HWA A32 Kompressor

A empresa HWA foi fundada em 1967 por Hans-Werner Aufrecht, o A dos criadores da AMG . Não sei exatamente a relação da empresa com a Mercedes, ela é equipe oficial de competição da marca em diversos campeonatos, como o DTM, desenvolve vários modelos baseados nos modelos de série da Mercedes, foi responsável pelo supercarro Mercedes-Benz CLK GTR. Já li se tratar de divisão da AMG, divisão da própria Mercedes ou empresa associada. Pode até realizar cada serviço desse de uma forma.
Felizmente o que menos importa, nesse caso, é a natureza jurídica da empresa. Ela que fez em 2002, o brinquedo aí: Mercedes-Benz HWA A32 Kompressor.

As fotos são escaneadas de uma revista em alemão que não consegui identificar. Em resumo, pegaram uma Classe A de chassi curto e adaptaram a mecânica da C32K AMG, com um motor 3.2 V6 com compressor, câmbio automático sequencial de 5 marchas e tração traseira. Como dito na legenda, acelera de 0-100 km/h em 5,1s.

O interior passou por adaptações, sendo que os instrumentos são da SLK, e o painel foi recuado em 7 cm para que coubesse o motor na curta dianteira da Classe A. Com as adaptações, o peso do carro passou para cerca de 1600 kg (!).

Imagine abrir o capô e ver o enorme motor (para o padrão da Classe A, bem entendido) entrando por baixo do parabrisas. Aparentemente mal couberam outros componentes, que devem estar espalhados sabe-se lá onde.

Além dos mencionados instrumentos da SLK, bancos esportivos e santo-antônio, como nos carros de corrida. Com o recuo do painel e bancos na dianteira, mais os tubos estruturais, acesso impossível na traseira. Como um verdadeiro esportivo, diga-se de passagem...

Mais especificações técnicas em um arquivo, em formato .pdf, clicando aqui, apenas em alemão, mas dá para ter uma ideia. O Portal Mercedes tem um excelente tópico sobre esse carrinho especialíssimo, que ao que consta foi uma edição de 10 unidades ao preço de 150 mil euros. A título de correção, a potência que eles comentam lá, de 275 cv, na verdade é 260Kw, que convertido em cv dá 354 cv. E a informação que li é que a mecânica é do C32k, não da SLK 32k, como dito lá, mas ao menos o motor é o mesmo em ambos.
Imagine a cena: você sendo ultrapassado numa estrada a alemã, sem limite de velocidade, por uma então pacata Classe A, a 250 km/h. Pra quem não conhecia esse bólido, surreal.

Nenhum comentário: