terça-feira, 25 de maio de 2010

Mercedes-Benz Classe C Flex parte II - impostos e preço

Sobre a pergunta do Zeca na postagem anterior sobre o assunto dos Mercedes flex, primeiro gostaria de dizer que algumas unidades do Mercedes C300 flex já foram trazidas, conforme o forum do Portal Mercedes (apenas uma observação sobre essa discussão no forum do portal: eles se enrolaram na questão do combustível, o E85 é 85% etanol, 15% gasolina. E o álcool sem água é o anidro, o E85 tem etanol mesmo, com uma pequena porcentagem de água na composição).

Bomba de E85 nos EUA

Mas voltando à questão tributária dos carros flex:
1) IPVA: O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores depende de cada estado, que tem a competência sobre a instituição e cobrança do tributo. Carros de pessoa física, apenas para ilustrar:
RJ: lei 5635/2010 - gasolina 4%, flex 3%, GNV 1%.
SP: projeto tramitando, hoje flex não tem incentivo paga 4%, motor exclusivo a álcool ou adaptado a GNV, 3%
PR: aqui já pagamos 2,5% para todos, sem chorumelas.

2) IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados, de competência Federal. A taxação é feita conforme a cilindrada do motor e combustível usado:

a) 1.000: 7% todos

b) De 1.000 a 2.000: 13% gasolina, 11% flex
c) Acima de 2.000: 25,0% gasolina, 18,0% flex

Ou seja, uma C300 Sport pagaria 7% menos IPI independente do estado. E considerando que uma C200 é vendida por importadores independentes por cerca de 15 mil reais a menos que a tabela da Mercedes, (quase 10%), se fosse considerar o preço da C300 Sport 2010/2010 R$ 217.300, a importação de uma C300 Sport flex sairia na faixa de R$ 182.000,00. Um belo desconto de aproximadamente R$ 35.000,00.

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