quarta-feira, 24 de março de 2010

Ayrton Senna correndo de Mercedes-Benz 190E - parte II

Como dito na última postagem, Ayrton Senna, em um evento especial, venceu uma corrida contra diversos pilotos e ex-pilotos de Fórmula 1, ganhando de presente uma Mercedes-Benz 190E. Pesquisando achei essa foto, produzida para divulgação pela Mercedes-Benz. Todo mundo sabe que Senna não era pobre, até porque automobilismo é esporte de elite. Mas ele morava na Inglaterra e tinha muito bem que se virar, ainda mais com as dificuldades inerentes, como dificuldade de comunicação, distância da familia, país estranho... Consta que ficou muito feliz de poder andar de Mercedes, e a usou muito nos seus primeiros anos de Fórmula 1. Quanto ao carro, era uma Mercedes-Benz 190E 2.3 16v, com motor desenvolvido pela Cosworth, a mesma que preparava os motores Ford para a Fórmula 1 e outras categorias desde meados da década de 1960. Eis uma foto do Ayrton Senna com o prêmio. Clique na foto para aumentar:

Só não confundam a denominação do carro com a de hoje. Pelo que entendi, na época haviam duas, uma que indicava o motor e depois a classe, como 500 SL, 560 S, 500 G, e outra em que o que mandava era o número sem constar a classe, sendo que a 190 era a compacta (equivalente a Classe C de hoje) e a 300 era a média (antecessora da Classe E atual), ambas com E de Einspritzung no final (como o I de Injection). Depois todos os modelos passaram à denominação da classe com o motor exato C280, SL500, G500, etc., sendo que hoje a denominação da classe permanece, mas os motores variam, como o CLC 200 na verdade ter um motor 1.8.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, o Senna está com a maior pinta de playboy nessa foto. hehehehe

Thiago disse...

Não sabia dessa história! E belo marketing da Mercedes. Hoje piloto só participa de eventos sem graça, quando muito anda com F1 de exibição!