segunda-feira, 22 de março de 2010

Ayrton Senna correndo de Mercedes-Benz 190E

Já que está na mídia a lembrança de que Ayrton Senna completaria 50 anos por esses dias, resolvi lembrar de uma passagem interessante e menos conhecida da história do piloto. Ele ainda era um estreante, em 1984, quando foi realizado um grande evento para a inauguração do traçado curto de Nurburgring (onde a Fórmula 1 andou em algumas temporadas recentes). Aproveitando o recém lançamento do Mercedes-Benz 190E, a marca da estrela promoveu uma corrida desse modelo com diversos pilotos (desde novatos até aposentados), sendo que, debaixo de chuva, Senna ao final levou o troféu.


Senna largou em 2º, deu um chega pra lá em Alain Prost, que largara em 1º, e seguiu disputando a liderança com Niki Lauda até a bandeirada, que seria campeão da Fórmula 1 naquele ano. Ayrton recebeu como prêmio uma 190E preta, que muito usou nos seus primeiros anos na categoria top do automobilismo.


Só para arrematar, não sou Sennista, nem anti-Sennista, também não gosto de comparar pilotos de época diferentes e, definitivamente, não creio que essa corrida deva fazer parte do endeusamento promovido por alguns para o piloto. E pelo que as pessoas que realmente o conheciam dizem, provavelmente ele sequer ia gostar das pataquadas que dizem/escrevem sobre ele.Ele ganhou, sim, merecidamente. Como ganhou tantas outras, e perdeu outras mais. Era um ótimo piloto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que motor esse carro tinha?

Cristiano disse...

Houve várias versões, entre 1983 e 1993.
No lançamento em 1983 havia um 2.0, com 90cv (carburado) 122 cv(injeção eletrônica). No fim do mesmo ano saiu um diesel 2.0 de 72cv (aspirado). Esse usado na corrida, e que o Senna ganhou um preto, foi apresentado ainda em 1983, mas lançado depois. Era 2.3 16v, com cabeçote feito pela Cosworth, tinha 185 cv, contra 2.3 original usado no então Classe E.
Para o mercado dos Estados Unidos, com regras de emissões mais severas, havia um 2.3 com 113 cv (depois 122 cv), e um diesel aspirado 2.2 de 73 cv.
Depois os motores foram evoluindo em potência, os diesel ganharam turbo, passou a ter também um 6 cilindros, e por aí foi... mas o mais nervoso sempre foi 4 cilindros (versão final: 190E 2.5 16v Ecolution II, 235cv)