quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Possibilidade de retorno da fabricação do Classe A no Brasil


Saiu a notícia dia 22/02/2010 no site Notícias Automotivas, que o governo de Minas Gerais estaria pressionando a Mercedes-Benz para aumentar a produção na fábrica em Juiz de Fora, buscando evidentemente o retorno tributário esperado desde a época da construção da fábrica, apoiada pelo governo estadual. O CLC feito na fábrica teve produção de 16 mil veículos ano passado, com poucas vendas no mercado nacional (isso que estão segurando o preço em 120 mil reais, sendo que foi lançado em 128,9 mil reais). Pouco ICMS para o executivo estadual, que também, sendo justo, está no seu direito.
Nesse sentido, estaria a Mercedes prospectando o fornecimento de peças, para um eventual retorno do Classe A à produção. Especula-se também o Classe B, por questão de plataforma.



Quanto à questão política eu não sei, mas depois que o B180 baixou dos 100 mil reais, tenho visto várias nas ruas. Já o Classe A, estava sendo vendido na faixa de 114 mil reais no modelo A200, vendia pouco e saiu de catálogo faz um tempo, sequer tem o preço no site da Mercedes. Aliás, tanto o A200 quanto o B200 têm o motor na verdade acima de 2.0, sendo 2034 cc, o que os coloca na faixa de IPI acima de 2.0, mais cara (a faixa que vai de 1.0 até 2.0 é para motores de 1000 cc até 1999 cc, a faixa dos 1.0 é para motores até 999 cc).
De qualquer forma, quem sabe um retorno com preço mais baixo, e desde que não se cometam os mesmos erros em relação ao nosso extinto Classe A nacional (1999-2005), pode ser realmente uma boa. Veremos.
Fotos: www.mercedes-benz.com.br

Atualizando em 26/02/2010: Há outra informação de que, além disso, a fábrica deve permanecer, salvo engano, em operação até 2014 para que a Mercedes não seja obrigada a devolver os milhões de dólares recebidos como incentivos fiscais para a instalação no estado.

2 comentários:

Thiago disse...

Dessas 16 mil unidades fabricadas, vc saber dizer quantas foram vendidas no Brasil?

Cristiano disse...

Bom, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, o CLC teve 867 unidades vendidas em 2009, lembrando que foi lançado em março (5,5% da produção total). O Classe B vendeu 1372, sendo que o Classe A está fora de catálogo, mas em dezembro houve um emplacamento. Pode ser que a Mercedes trouxe um para fazer avaliações para a futura produção, ou era algum de estoque antigo mesmo. Em 2008, juntas, Classe A e B não chegaram a 500 unidades.