segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A volta de Schumacher (uma análise atrasada)

Férias + fim de ano em casa sem internet + preguiça de ir à lan house = quase um mês sem postagem.

Mas vamos ver agora se sai algo de produtivo. Resolvi comentar a notícia do ano da Mercedes nas competições. A volta do queixudo.


Há dias eu vinha acompanhando o noticiário da temporada de fofocas da Fórmula 1. Já há algum tempo a Mercedes e a McLaren viviam entre tapas e beijos. A McLaren Automotive passou a desenvolver seu carro de rua sozinha desde 2005 ou 2006, lançou o MP4-12C em setembro do ano passado, usando um motor próprio (que dizem, na verdade, ser terceirizado). No dia seguinte, a Mercedes lançou o SLS AMG. Ou seja, acabou-se o Mercedes SLR McLaren, que era feito na fábrica da McLaren, e as empresas tornaram-se concorrentes no mercado dos carros esportivos. A Mercedes, por sua vez, tendo apenas fornecido motores para a Brawn GP, sendo que a estrela sequer aparecia nos carros, desceu o dicionário de elogios à conquista dos títulos de pilotos e de construtores da Fórmula 1, enquanto sobrou para a parceira, onde bancava 40% do orçamento, fazer fundo nas fotos comemorativas, como nessa aqui, em que nem é mencionada. Pouco tempo depois, a Mercedes compra a Brawn GP, muda seu nome para Mercedes GP, se desfaz dos seus 40% da McLaren, e anuncia que apenas vai manter o fornecimento de motores. Depois são divulgadas as imagens de como serão os carros. Rosberg já estava anunciado há algum tempo, e, antes do Natal, é anunciada a volta do alemão, que discretamente já tinha se desligado do cargo de consultor da Ferrari cerca de um mês antes.



O patrocínio da Petronas, que é uma empresa petrolífera malaia, surgiu pouco antes, e já se comentava que era para ajudar a pagar a conta. Mas do resultado estético, nessa foto de divulgação, não gostei. Bem da verdade, estou curioso para ver o lançamento dos carros esse ano, que normalmente ocorre até o fim de janeiro, salvo algum atraso. Serão três equipes novas, mais a Mercedes GP, fora as eventuais mudanças de cores, como creio que acontecerá com a McLaren. Veremos.

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