segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Os tipos de placas existentes no Brasil

ALUGUEL


Táxis, ônibus e caminhões recebem as placas vermelhas, com caracteres alfanuméricos em branco.

EXPERIÊNCIA


Os carros que estão em reparo nas concessionárias ou oficinas e que precisam ser testados na rua levam a placa verde.

PARTICULAR


A mais comum, aquela que todo proprietário de carros tem em seu automóvel. O fundo desse tipo de placa é cinza e os caracteres alfanuméricos em preto.

PLACAS ESPECIAIS


Usadas pelos consulados, nas cores azul e branca. Elas levam as letras CC, que indicam Corpo Consular. São dois modelos, a do cônsul de carreira, que tem o fundo azul e os caracteres em branco e a do cônsul honorário(foto). Essa placa é igual a comum, porém é adicionada uma chapa ovalada em azul com as letras CC, em branco.

BRONZE


Utilizadas em carros oficiais de prefeitos, presidentes de câmaras, presidente da assembléia, presidente de tribunais...O fundo é preto e os caracteres alfanuméricos dourados. A placa contém o brasão da república.

OFICIAL


Usada nos carros de propriedade do estado, união ou município. No caso de ser estado, ela leva somente o nome do estado; o da união, somente o nome do país. O fundo é branco com parte alfanumérica em preto.

APRENDIZAGEM


Essa é a placa obrigatória em carros de auto-escola e identificam que o motorista está em treinamento. O fundo é branco e letras e números vermelhos.

COLEÇÃO


Carros com mais de 30 anos de fabricação e um percentual de originalidade levam a placa preta, designando carros que pertencem a coleção. O fundo é preto e as letras utilizam a cor cinza.

FABRICANTE


Carros das montadoras que ainda estão em fase de testes para ver seu desempenho rodam com a placa azul.

Um comentário:

Cristiano disse...

Bem legal. Só não sabia que regulamentaram as placas oficiais de bronze. Antigamente colocavam por cima, justamente para esconder os números originais. Em alguns lugares persiste o costume...

E também não conhecia as de corpo consular. E é bom lembrar que essas placas são para veículos registrados no Brasil. Muitas vezes se vê veículos oficiais estrangeiros com a placa do país de origem. E também tem a questão da diferença entre consulado e embaixada, mas aí já não sei...