quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Dicas para viver em harmonia com seu carro


- Evite utilizar pistolas para apertar as rodas do seu veículo. Normalmente elas descalibram e irão apertar os parafusos com uma carga que será impossível você soltar com sua chave de roda caso necessite, por exemplo em uma estrada ou mesmo na rua, deixando você em uma situação difícil.

- Seu veículo é um patrimônio que lhe custou caro. Procure verificar as instalações da oficina onde você o está deixando. Veja como é a limpeza, organização, ferramentaria, pessoal, técnicos, equipamentos, etc. A experiência em uma oficina tem mostrado que defeitos simples se tornam extremamente complicados quando o início da manutenção foi efetuado por pessoas que não apresentam qualificação técnica.

- Procure utilizar peças originais ou que fazem parte da linha de montagem do fabricante do seu veículo. Assim, você manterá as suas características originais de performance, mantendo a sua satisfação desde que o "viu pela primeira vez". Por exemplo, uma Mercedes automática sobrecarrega em muito as pastilhas de freio em uso na cidade, o qual o custo-benefício (preço-durabilidade) na aquisição de pastilhas de freio "paralelas" tornou-se na verdade um prejuízo a você.

- Alarmes que não vêm instalados de fábrica são fontes constantes de problemas. Alguns tipos de alarme interferem até mesmo com os equipamentos de análise de motores, gerando erros de comunicação entre os sistemas.

- Verifique na revisão do seu veículo quais itens do seu carro serão revisados e que tipos de equipamentos serão utilizados, pois assim você poderá fazer um comparativo de orçamentos entre uma oficina bem equipada para atender qualquer problema do seu veículo e uma oficina com aqueles famosos "preços milagrosos" porém sem nada a lhe oferecer. Aqui entra aquele ditado: "às vezes o barato sai caro", tranquilidade e segurança não têm preço.

- Cuidado ao adquirir rodas de aros maiores que as determinadas originalmente para o modelo do seu carro, pois você fazendo esta modificação apesar de esteticamente mais bonita estará alterando a configuração de troca de marchas do seu câmbio, na maioria das vezes tornado as trocas mais longas e o veículo perdendo em força de motor, além de aumentar o consumo de combustível.

- Caso o veículo esteja rodando e a luz do óleo acender, PARE IMEDIATAMENTE em local seguro, chame um reboque ou acione sua oficina de confiança

- Caso as luzes do air-bag ou do ABS acendam no funcionamento ou não apaguem do seu painel, dirija-se à sua oficina de confiança o mais breve possível, pois estes sistemas os quais foram projetados para a sua segurança, NÃO ESTÃO FUNCIONANDO.

Dica do Giba

Nenhum comentário: