terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mercedes apresenta sistema ‘anti-cochilo’ para seus carros


Estudos mostram que 25% dos acidentes no mundo são causados pela fadiga dos motoristas, e por causa disso a Mercedes resolveu investir em um sistema chamado Attention Assist, que promete facilitar e tornar mais segura a vida do condutor.

Trata-se, resumidamente, de um sistema capaz de detectar com antecipação se o motorista está cansado e alertá-lo a parar o veículo em determinadas situações. Diversos sensores fazem uma leitura do comportamento do condutor e do padrão de utilização do carro, levando em conta, por exemplo, a maneira de se trocar as marchas, esterçar o volante, mudar de faixa, acelerar, frear etc.

Uma vez coletados, esses dados irão compor o perfil considerado correto de utilização do automóvel, que pode ser diferente para cada pessoa. Cada perfil é gravado na central eletrônica do veículo e quando o sistema detecta algo errado, ele envia um alerta sonoro e uma informação no painel de instrumentos: “Attention Assist. Break!”. Isso acontece antes da primeira “pescada” ao volante, que pode ser suficiente para uma colisão.

Nenhum comentário: