quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Equipe Mercedes pode trocar o nome para AMG F1



Acompanho a Fórmula 1 desde os anos 80 e é muito comum as equipes mudarem os seus nomes (razão social) e do modelo dos carros conforme interesses de patrocinadores, mercadológicos e econômicos, para homenagear alguém, enfim, de acordo com a conveniência do momento. Na prática, para não confundir a torcida, em geral se fala o nome principal e pronto. Percebi no começo do ano que a Mercedes alterou o nome de Mercedes GP Petronas F1 Team para Mercedes AMG Petronas F1 Team, mas na TV você vê Mercedes desde 2010. O carro de 2011 era o MGP W02, o 2012 é o F1 W03. Faz todo o sentido, já que no começo do ano foi anunciado que os próximos anos seriam de grandes novidades para a linha AMG, com a divulgação de uma bela e intrigante foto com todos os modelos em linha e futuros lançamentos cobertos.


Quando do início da produção do novo Classe A em Rasttat, dias antes do GP da Alemanha em julho, Michael Schumacher e Nico Rosberg fizeram algumas fotos de divulgação do novo A 45 AMG. A relação entre a equipe de Fórmula 1 e a linha esportiva da marca é evidente, considerando ainda que faz mais de 10 anos que os carros de serviços (safety car, medical car, etc.) da categoria são modelos da grife AMG.


Não sei se é falta de notícia de meio da temporada (sempre há férias nesse período na categoria, levando em conta o verão europeu), mas circulam notícias de que a Mercedes-Benz está planejando trocar o nome da equipe, a partir de 2014, para AMG F1, mantendo basicamente o mesmo staff. A marca Mercedes-Benz continuaria batizando os motores, que a partir da referida temporada passam a ser V6 1.6 turbo. Atualmente usam os motores Mercedes 2.4 V8 a própria equipe, Red Bull e Force India, havendo possibilidade de uma expansão no fornecimento a partir da mesma regra. Pensando bem, talvez fosse seria mais interessante incluir no motor a marca AMG, que é voltada para o desempenho. Mas as trocas de nomes na categoria, embora comuns, são cercadas de muito estudo e cuidado. Veremos.


Fonte: Autoportal

terça-feira, 31 de julho de 2012

Novo motor 1.6 turbo na Mercedes-Benz Classe C


Sites começaram a circular as notícias sobre a linha 2013 da Classe C, como o português Autoviva. Na Europa espera-se novo console e cruise control em todas as versões, bem como novos pacotes AMG de visual e suspensão. Como eu já havia escrito nos comentários nesse post, li em um blog alemão (com translator, claro) que em junho já havia informações que a curto prazo os motores 4 cilindros da marca serão somente os novos 1.6 e 2.0, aspirado e turbo, dos classes A e B. Os 1.6 para substituir as versões 160, 180 e 200 (C e SLK, mantidos os A e B como são) de todas as classes que os tiverem, e os 2.0 para os que forem 250 (C, SLK e E), e ainda os 280 e 300 terão versões mais mansas dos V6 3.5 dos 350 (todas as classes exceto A e B). 

De concreto até agora somente o 1.6 turbo nos C 180 BlueEfficiency, mantida a potência de 156 cv e torque de 25,4 kgfm (perdeu 0,1). Mas não se engane com sites falando que o motor 1.8 Kompressor vai sair de linha. Já saiu em 2010 no velho continente e no começo de 2011 aqui. Mas será estranho se os 1.8 turbo lançados em 2010 saiam de linha tão rápido, a não ser que sejam todos da mesma "família". 


 Star Drops:

 - Mercedes-Benz 300 SL Gullwing 1954 está a venda no ebay por 850 mil dólares. É uma versão pré série exposta, no Salão de Detroit de 1955, com alguns detalhes diferentes do modelo de série, como câmbio mais curto, estrela côncava na grade e alavanca do câmbio mais longa.
 - Rumores dão conta que está em estudo de viabilidade o SLS AMG E-Cell Roadster, caso o coupé tenha sucesso comercial.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Toyota indenizará por air bag não acionado


A Toyota do Brasil foi condenada a pagar a um médico indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil pelo fato de o air bag do carro comprado pelo consumidor não ter sido acionado durante uma colisão. A decisão é da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que reformou sentença de primeira instância. Em 8 de junho de 2007, o médico P.R.S.R. envolveu-se em um acidente, colidindo com um poste da Cemig. Apesar da violência do choque, o air bag não funcionou. O médico teve traumatismo craniano, corte no couro cabeludo e abalo psicológico, perdendo a confiança para dirigir o veículo. Assim, decidiu entrar na Justiça contra a fabricante do carro, pedindo indenização por danos morais. 


Em primeira instância, a empresa, entre outras alegações, afirmou que a colisão do veículo no poste não foi frontal, e sim lateral, pois foi atingida a região do farol dianteiro direito do automóvel, e que esse tipo de choque não aciona o air bag. Baseada principalmente nesse fundamento, a sentença negou a indenização, mas o médico recorreu. Argumentou que os autos atestam que o choque do carro com o poste foi frontal e que é inconcebível que o air bag seja acionado apenas com choques frontais da parte média dianteira do automóvel. A Toyota do Brasil, por sua vez, reiterou as alegações feitas na primeira instância. 

Colisão frontal 

O desembargador relator, Sebastião Pereira de Souza, observou que a responsabilidade civil do fabricante de bens de consumo pelo acidente de consumo é objetiva. Avaliou que os autos indicam que a colisão foi violenta, e parcialmente frontal, razão pela qual julgou que o aparelho de segurança deveria ter insuflado, ocorrendo, portanto, falha do produto. 


Ressaltou que, embora a parte do veículo atingida pelo poste estivesse fora da área de atuação do sistema, ou seja, além dos 30 graus para o qual foi projetado, a falha estaria “em não oferecer a segurança que legitimamente espera o consumidor quando adquire o automóvel com tal opcional”. Dessa maneira, o relator julgou que cabia à empresa o dever de reparar o médico por danos morais e arbitrou o valor em R$ 10 mil. O desembargador revisor, Otávio de Abreu Portes, teve o mesmo entendimento, mas julgou que o valor da indenização deveria ser aumentado para R$ 20 mil, tendo em vista o sofrimento experimentado pelo médico e a condição econômica das partes. Já o desembargador vogal, Wagner Wilson Ferreira, julgou que não caberia ao fabricante de carros o dever de indenizar. Na decisão, prevaleceu o voto do relator.

Opinião: como a angulação da batida é, junto com a velocidade e desaceleração, elemento a ser considerado para acionamento do air bag, acredito que o air bag não deveria ser mesmo acionado nesse caso. A questão, certamente, seria no sentido de haver ou não informação sobre o funcionamento do equipamento no manual do carro, de acordo com o direito à informação do consumidor. Há possibilidade de se reverter essa decisão nos tribunais superiores.


Fonte: Informe OAB Londrina

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mercedes-Benz Classe A da PM de São Paulo

Essa para mim é novidade: a Mercedes-Benz cedeu para avaliação da Polícia Militar do Estado de São Paulo algumas Classe A no ano de 2004. Ao que parece havia algumas em área urbana da rodovia Rio-Santos. Dizem que acabou reprovada de entrar na frota oficial por conta do custo de manutenção, entre outras coisas. Interessante como a marca em 1999 tentou elitizar o carro e depois foi tentando popularizar. Realmente a estratégia de marketing, entre outros problemas, prejudicaram a imagem do carro em nossas terras. Eis a viatura, tirada de um "Flogão" abandonado desde 2006:


Pena que a foto foi tirada contra o sol. No referido "Flogão" ainda podemos ver outras viaturas clássicas da PM paulista, tais como Opala, Corcel, Fusca...
Dois detalhes: houve também unidades da Polícia Militar Rodoviária Paulista, que não consegui fotos mas um colecionador de miniaturas produziu uma personalizada (clique aqui), e no wikipedia, no link sobre a PMSP, consta que ainda estão na frota. Quem tiver mais informações favor postar nos comentários.
A Mercedes internacionalmente cedeu várias Classe A movidas a célula de combustível a Polícias, Bombeiros e outros órgãos públicos de vários países, como já tratei aqui e aqui.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Video da nova Classe A

Recebido via facebook da própria Mercedes-Benz, video da Mercedes-Benz.tv, com uma tal Mercedes-Benz-Reporter, uma senhorita de nome Tori Campbell fez em um rápido test drive na Eslovênia (!!). Mostra alguns detalhes do novo carro.


Sobre o carro, tenho achado interessante que de modo geral mesmo antes do lançamento tem gerado uma boa expectativa no Brasil, diferente do modelo antigo, que embora de início fora muito elogiado, infelizmente acabou tornando-se um legítimo "ame-o ou deixe-o".

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nova Classe B em Campos do Jordão - Espaço Mercedes-Benz



Tão tradicional quanto a temporada de inverno em Campos do Jordão-SP é a exposição de carros das mais variadas marcas por lá. Esse ano era esperada a nova geração do Classe M, lançada no final de junho e já um tanto comentada nos meios impressos e eletrônicos. Pois na terça-feira surgiu por lá uma unidade da nova Classe B, esperada para o Salão do Automóvel em outubro próximo, e com vendas a iniciar por aquele período. Não há ainda a informação de qual versão seria, mas em princípio comenta-se que estão em estudo as versões 1.6 turbo com injeção direta e potências de 156cv (B 200) e 122cv (B 180). Além dos modelos citados, estarão em exposição os modelos E 63 AMG, C 180 Touring, C 180 Coupé, C 180 Sedan, E 250 Sport, GLK 300, SLK 250, CLS 350, smart cabrio e smart MHD .





Espaço Mercedes-Benz 


Local: Espaço de Eventos Serra da Estrela 
Rua Engenheiro Guilherme Winter, 160 
Vila Capivari Campos do Jordão – SP 
Horário: sexta-feiras, das 14h às 22h, sábados e domingos, das 10h às 21h
Fonte: Mercedes-Benz