quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Equipe Mercedes pode trocar o nome para AMG F1



Acompanho a Fórmula 1 desde os anos 80 e é muito comum as equipes mudarem os seus nomes (razão social) e do modelo dos carros conforme interesses de patrocinadores, mercadológicos e econômicos, para homenagear alguém, enfim, de acordo com a conveniência do momento. Na prática, para não confundir a torcida, em geral se fala o nome principal e pronto. Percebi no começo do ano que a Mercedes alterou o nome de Mercedes GP Petronas F1 Team para Mercedes AMG Petronas F1 Team, mas na TV você vê Mercedes desde 2010. O carro de 2011 era o MGP W02, o 2012 é o F1 W03. Faz todo o sentido, já que no começo do ano foi anunciado que os próximos anos seriam de grandes novidades para a linha AMG, com a divulgação de uma bela e intrigante foto com todos os modelos em linha e futuros lançamentos cobertos.


Quando do início da produção do novo Classe A em Rasttat, dias antes do GP da Alemanha em julho, Michael Schumacher e Nico Rosberg fizeram algumas fotos de divulgação do novo A 45 AMG. A relação entre a equipe de Fórmula 1 e a linha esportiva da marca é evidente, considerando ainda que faz mais de 10 anos que os carros de serviços (safety car, medical car, etc.) da categoria são modelos da grife AMG.


Não sei se é falta de notícia de meio da temporada (sempre há férias nesse período na categoria, levando em conta o verão europeu), mas circulam notícias de que a Mercedes-Benz está planejando trocar o nome da equipe, a partir de 2014, para AMG F1, mantendo basicamente o mesmo staff. A marca Mercedes-Benz continuaria batizando os motores, que a partir da referida temporada passam a ser V6 1.6 turbo. Atualmente usam os motores Mercedes 2.4 V8 a própria equipe, Red Bull e Force India, havendo possibilidade de uma expansão no fornecimento a partir da mesma regra. Pensando bem, talvez fosse seria mais interessante incluir no motor a marca AMG, que é voltada para o desempenho. Mas as trocas de nomes na categoria, embora comuns, são cercadas de muito estudo e cuidado. Veremos.


Fonte: Autoportal

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que o Schumacher e o Nico tem um de cada daqueles AMG da foto???

Carlos Andrade disse...

Parece que vai ser AMG F1 Powered By Mercedes-Benz.