quarta-feira, 17 de junho de 2009

Realidade aumentada


Há um tempo, quando lançou o Nokia N95, estava conversando com um amigo e mostrei o uso do acelerômetro no aparelho, era uma aplicação bem besta de uma bolinha que se move na tela quando movimenta-se o aparelho, eu tinha achado demais, e ele olhou pra mim e disse : "que coisa besta, pra que serve isso? Vai mudar o mundo com isso?" Poxa, foi um balde de água fria, pois como um fanático em tecnologia pode escutar uma coisa dessa?

Mas por saber da "limitaçãol" desse meu amigo, tentei explicar que o grande barato não era aquele aplicativo em si... E sim o que ele tinha de fantástico por trás... Mas não adiantou, ele achou uma porcaria e continuou falando que era um lixo aquilo...

Pois bem, passado alguns anos, quem surgiu? O Iphone, com sua força total, esbanjando conceitos novos e o uso maciço do acelerômetro, voltei na casa do meu amigo (não depois de anos... rsrs) e mostrei o Iphone, ele ficou doido, foi aí que fiz questão de lembrá-lo do episódio do N95, aí ele conseguiu perceber que lá atrás tinha nascido o conceito do Iphone etc etc etc.

Agora a cena se repete, mostrei pra ele um conceito de realidade aumentada, onde uma folha de papel com um código aparentemente inofensivo e codificado por uma camera e conseguimos ver na tela um objeto (que no caso era o tal bichinho).

Mais uma vez ele me ridicularizou, etc etc, tentei mais uma vez falar pra ele que o legal não era o bichinho e sim o maldito conceito da "coisa".

Depois de alguns dias (fui mais rápido dessa vez) voltei na casa do meu amigo e joguei na cara dele esse videozinho da BMW...



Imaginem a cara dele...rsrsrs

Ou seja, temos sempre que ver as coisas com um olhar crítico para saber ler nas entrelinhas e saber que uma coisa aparentemente boba, é só a ponta do iceberg.

Vídeos relacionados:

N95 com a aplicação boba da bolinha:

Jogo no IPHONE usando o acelerômetro:

Aplicação da realidade aumentada (bichinho):


2 comentários:

Cristiano disse...

Oi Bruno. O conceito do acelerômetro é evidente. Mas sinceramente, do bichinho para o óculos do mecânico da BMW eu não entendi... me dá uma luz!!! hehehe

Cristiano disse...

Aliás, tem um outro aplicativo interessante para o acelerômetro:
http://www.youtube.com/watch?v=ZBNu6WMfR1k&feature=player_embedded