terça-feira, 15 de julho de 2008

Ilusão sonora

Não sei se lembram, mas há algum tempo, postei um áudio sobre efeito 3D, aquele do Barbeiro.

Agora achei mais algumas coisas interessantes que irei explicando ao longo do post.

Ao final de cada explicação tem o arquivo do áudio para vocês pegarem, e ao final de todos um pacotão, afinal, ninguém merece ficar esperado o tempo do easy-share liberar para um novo download.

Aqui eu relaciono 11 destas ilusões. Pra você "perceber" a ilusão corretamente você tem que usar headphones. O altofantezinho do PC não servem, ok?



ILUSÃO DE ESCALA

Esta ilusão foi descoberta por Diana Deutsch e é um exemplo de como o nosso cérebro “agrupa” notas similares como um único som. Duas grandes escalas são tocadas: uma ascendente e outra descendente. No entanto, as notas se alternam de ouvido para ouvido. Por exemplo, o ouvido direito ouve a primeira nota da escala e em seguida a segunda nota da outra escala. Há diversas maneiras em que as pessoas percebem estes sons, mas o mais comum é agrupar as notas agudas e as graves juntas. Ao invés de as duas escalas as pessoas ouvem uma melodia descendente e re-ascendente em um ouvido e uma melodia ascendente e descendente no outro. Em outras palavras o cérebro designa algumas das notas para uma orelha diferente para poder criar uma melodia coerente. Pessoas destras tendem a ouvir a melodia aguda no ouvido direito e a grave no esquerdo, enquanto os canhotos mostram respostas mais diversas


MELODIAS FANTASMA

Algumas obras musicais consistem em rápidos arpejos ou outros padrões em repetição que mudam apenas sutilmente. Se elas são reproduzidas rápido o suficiente o cérebro capta as notas que mudam ocasionalmente e as agrupam inconscientemente para formar uma melodia. Esta mesma melodia desaparece se a música é tocada mais lentamente. Compare estas gravações de Christian Sinding chamadas de Frühlingsrauschen (Flarfalhar da primavera). Na de alta velocidade as notas que mudam prolongam-se em nossa percepção tempo suficiente para serem ligadas em uma melodia, mas a velocidades mais baixas elas estão muito distantes.

LINK Melodia Fantasma 1

LINK Melodia Fantasma 2


O PARADOXO DE SHEPHERD

Esta é uma gravação dos tons ascendentes de Shepherd sintetizados por Jean-Claude Risser. Pares de acordes soam como se estivessem avançando na escala, mas em realidade o par inicial de acordes é o mesmo que o par final. Se você toca o arquivo em modo de repetição sem olhar para a tela será impossível descobrir quando o arquivo termina ou começa e a melodia parece ficar eternamente mais aguda.


SINOS CAINDO

Essa é a gravação de um paradoxo onde sinos soam como se estivessem caindo no espaço. Enquanto eles caem a altura do áudio parece ir ficando mais grave, mas em realidade esta ficando mais aguda. Se você colocar no modo de repetir perceberá claramente a altura ficar mais grave quando o arquivo começar a tocar novamente. Isso revela que a altura do inicio é obviamente mais grave do que a do fim.


BATIDA MAIS VELOZ

Essa gravação é sutil. Uma batida de bateria soa como se seu ritmo estivesse ficando mais veloz, mas o ritmo inicial é o mesmo do ritmo final. Ouça com atenção.


CAIXA DE FÓSFOROS

Este é similar ao do barbeiro, mostrado anteriormente. É outra ilusão estéreo. Nesta ilusão um homem chacoalha uma caixa de fósforos por toda sua volta e ocasionalmente acende alguns palitos.


O PARADOXO TRÍTONO

Esta ilusão também foi descoberta por Diana Deutsch. Nesta gravação algumas pessoas ouvem as duas notas indo do grave ao agudo enquanto outras ouvem do agudo ao grave. Esta é excelente para ser ouvida em grupo para comparar as notas posteriormente. As notas sendo exibidas são chamadas de trítonos - ficam exatamente no meio de uma escala musical padrão. Estas notas eram consideradas diabólicas e não foram utilizadas em músicas até os tempos modernos. São comumente utilizadas em trilhas sonoras de filmes de terror.


EFEITO MGGURK

Assista ao vídeo primeiramente (apenas uma vez) e depois leia o texto que segue.

O homem está dizendo BA-BA, GA-GA ou DA-DA? Anote mentalmente a resposta. Agora toque o vídeo mais uma vez sem assistir, apenas ouvindo. Feche os olhos ao escutar, se necessário, e depois retorne a leitura.A maioria dos adultos (98%) acha que está ouvindo “DA”, quando assiste ao vídeo pela primeira vez, o que foi chamado de “resposta fundida”. O “D” é a resposta de uma ilusão audiovisual. Em realidade você está ouvindo o som “BA”, enquanto está vendo os movimentos labiais de “GA”.




PALAVRAS FANTASMAS

Esta ilusão sombria foi demonstrada pela primeira vez por Diana Deutsch na Universidade da Califórnia (EUA). A gravação mostra seqüência sobrepostas de palavras ou frases repetidas, localizadas em regiões diferentes do espaço estereofônico. Se você deixar em modo de repetição logo começará a ouvir palavras ou frases específicas. O mais estranho é que cada pessoa ouve algo diferente.


SOM PARA MENORES DE VINTE ANOS

Este som pode ser ouvido apenas por pessoas com menos de vinte anos (apenas alguns acima desta idade podem ouvi-lo, mas não muitos). Este som é utilizado por alguns adolescentes como toque de celular para que apenas eles, e outros da mesma idade, possam ouvir. Um equipamento bastante comum no Reino Unido emite este som para evitar que adolescentes se agreguem em certas áreas de shopping centers, pois o barulhos os irrita. Este aparelho está causando bastante controvérsia. Algumas pessoas acusando a utilização deste aparelho como um estímulo a segregação pela idade e querem a proibição do dispositivo. As pessoas perdem a habilidade de ouvir sons tão agudos com a idade, esta é a razão pela qual apenas jovens podem ouvir este som: é muito agudo para a maioria das pessoas com mais de 20 anos.


PACOTÃO COM TODOS OS SONS.

LINK




4 comentários:

Cristiano disse...

Meu amigo Eng X, não perderei a piada...
Quando postei o link da matéria em português sobre o Mercedes Transporter, você fez reeditou o post mencionando algo do tipo "para quem fugiu da escola".
Pois "há algum tempo atrás" dispensa comentários!! hehehehehe

Voltando ao assunto do post, ainda vou ouvir esses áudios, maldito firewall aqui do trabalho...


um abraço

ENG X disse...

Foi só para testar a sua atenção..rsrs Brincadeiras à parte...realmente foi com a vontade de me expressar bem que acabei "chovendo no molhado".

Esse é o mal do Engenheiro, querer se meter com a palavras enquanto sua especialidade são os números...rsrs

Fique a vontade ao me corrigir, estou longe de ser um grande escritor, mas confesso que me esforço no intuito de agrada-los.
Abração

ENG X disse...

Aproveitando....está convidado para ser o redator do blog..rsrs
Qualquer deslize, pode me avisar...

Cristiano disse...

Bom, também não sou professor de português. Mas se detectar algo errado, eu aviso. Já que falei do Mercedes Transporter, veja isso: http://luiscezar.blogspot.com/2007/03/race-car-transporter.html