sexta-feira, 21 de outubro de 2011

20 anos do tricampeonato de Ayrton Senna na F1

Evidente que numa primeira leitura qualquer um questionaria o que tem a ver o título com a temática do blog. Ora, o ídolo brasileiro, amante de carros belos e potentes, tinha sua queda pela marca da estrela, que por seu lado sempre foi muito simpática e sem dúvida aproveitou no marketing o bom relacionamento com o piloto. Não se deve esquecer, por exemplo, da vitória de Senna numa corrida monomarca em 1984, com o 190E da foto abaixo, já contada nesse blog (parte I e parte II).



Na sequência, Senna retirando um 500SEC diretamente na fábrica na Alemanha, em 1984. Como Senna morava na Inglaterra, reparem na direção no lado direito. Gostaria de saber se ele levou esse carro dirigindo até lá... e como cruzou o canal da mancha (não havia o Euro túnel, mas será que havia ferry boat na época?). Essa foi a 1ª 500SEC do Reino Unido, e em 2006 foi comprada e restaurada por um colecionador:




Aliás, considerando o que eu tinha pesquisado para o post do Senna com o 190E, fiquei na dúvida se realmente ele fez tanto uso daquele carro, já que ao final do mesmo ano, já assinado com a Lotus, passou a andar com esse 500SEC. Por fim, nada menos especial que a SL600 que o piloto ganhou, com motor V12 de 400cv e sem o limitador de velocidade, por ter ganho o GP do Brasil de 1993. Esse carro estava no museu da Ulbra, que teve os carros próprios leiloados e os emprestados devolvidos. Não sei que fim levou:


A destacar que, apesar de valer a data dos 20 anos do último título do Senna (dia 20 de outubro), é lamentável o jejum na competição desde então. Enquanto nos 20 anos anteriores o Brasil ganhou 8 títulos (2 de Emerson Fittipaldi, 3 de Nelson Piquet e 3 de Senna) e 5 vices (2 de Emerson, 1 de Piquet, 2 de Senna), de 1991 para cá tivemos apenas 2 vices de Rubens Barrichello (sem disputa pelo título, na verdade) e 1 vice de Felipe Massa (perdido para o Lewis Hamilton na última corrida em 2008). Ao menos nesse período a Mercedes-Benz teve muito mais sucesso, com 4 títulos de pilotos e 2 por equipes.

Nenhum comentário: