quarta-feira, 24 de março de 2010

Ayrton Senna correndo de Mercedes-Benz 190E - parte II

Como dito na última postagem, Ayrton Senna, em um evento especial, venceu uma corrida contra diversos pilotos e ex-pilotos de Fórmula 1, ganhando de presente uma Mercedes-Benz 190E. Pesquisando achei essa foto, produzida para divulgação pela Mercedes-Benz. Todo mundo sabe que Senna não era pobre, até porque automobilismo é esporte de elite. Mas ele morava na Inglaterra e tinha muito bem que se virar, ainda mais com as dificuldades inerentes, como dificuldade de comunicação, distância da familia, país estranho... Consta que ficou muito feliz de poder andar de Mercedes, e a usou muito nos seus primeiros anos de Fórmula 1. Quanto ao carro, era uma Mercedes-Benz 190E 2.3 16v, com motor desenvolvido pela Cosworth, a mesma que preparava os motores Ford para a Fórmula 1 e outras categorias desde meados da década de 1960. Eis uma foto do Ayrton Senna com o prêmio. Clique na foto para aumentar:

Só não confundam a denominação do carro com a de hoje. Pelo que entendi, na época haviam duas, uma que indicava o motor e depois a classe, como 500 SL, 560 S, 500 G, e outra em que o que mandava era o número sem constar a classe, sendo que a 190 era a compacta (equivalente a Classe C de hoje) e a 300 era a média (antecessora da Classe E atual), ambas com E de Einspritzung no final (como o I de Injection). Depois todos os modelos passaram à denominação da classe com o motor exato C280, SL500, G500, etc., sendo que hoje a denominação da classe permanece, mas os motores variam, como o CLC 200 na verdade ter um motor 1.8.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ayrton Senna correndo de Mercedes-Benz 190E

Já que está na mídia a lembrança de que Ayrton Senna completaria 50 anos por esses dias, resolvi lembrar de uma passagem interessante e menos conhecida da história do piloto. Ele ainda era um estreante, em 1984, quando foi realizado um grande evento para a inauguração do traçado curto de Nurburgring (onde a Fórmula 1 andou em algumas temporadas recentes). Aproveitando o recém lançamento do Mercedes-Benz 190E, a marca da estrela promoveu uma corrida desse modelo com diversos pilotos (desde novatos até aposentados), sendo que, debaixo de chuva, Senna ao final levou o troféu.


Senna largou em 2º, deu um chega pra lá em Alain Prost, que largara em 1º, e seguiu disputando a liderança com Niki Lauda até a bandeirada, que seria campeão da Fórmula 1 naquele ano. Ayrton recebeu como prêmio uma 190E preta, que muito usou nos seus primeiros anos na categoria top do automobilismo.


Só para arrematar, não sou Sennista, nem anti-Sennista, também não gosto de comparar pilotos de época diferentes e, definitivamente, não creio que essa corrida deva fazer parte do endeusamento promovido por alguns para o piloto. E pelo que as pessoas que realmente o conheciam dizem, provavelmente ele sequer ia gostar das pataquadas que dizem/escrevem sobre ele.Ele ganhou, sim, merecidamente. Como ganhou tantas outras, e perdeu outras mais. Era um ótimo piloto.

terça-feira, 9 de março de 2010

Pre-safe Mercedes

Propaganda do sistema de segurança Pre-safe da marca da estrela. Junto dos 8 airbags da outra postagem, o Mercedes-Benz Classe S 2006 teve incluso esse sistema, que, na iminência de um acidente, antecipa a tensão dos cintos de segurança, posiciona os bancos dianteiros para melhor atuação dos airbags, fecha o teto solar e os vidros, etc.. Tudo isso é disparado pelo controle dos freios ABS e do BAS. Nas versões mais modernas, com o DISTRONIC (radar que controla o tráfego à frente), o sistema até freia sozinho (com cálculo da intensidade adequada), e os bancos inflam para segurar os passageiros. Eis a campanha. Clique nas imagens para ampliar.


Acts when you are distracted. Pre-safe. The intelligent brake system. (Atua quando você está distraído. Pre-safe. O sistema de freio inteligente).




Propaganda: Mercedes Classe S com 8 airbags

Diz a fonte se tratar de propaganda holandesa da Mercedes-Benz Classe S 2006, cuja novidade era ser equipada com 8 airbags, suave e segura. Sem mais comentários. Clique na imagem para ampliar.


8 airbags. The S-Class. Smooth & Safe.

sexta-feira, 5 de março de 2010

motorista distraída por cachorro é condenada a indenizar

Uma motorista de Porto Alegre, que provocou acidente em estacionamento de um supermercado, deverá indenizar o motorista do outro veículo pelos danos materiais causados (R$ 3.101,69). A decisão, em recurso, foi da 3ª Turma Recursal Cível, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, reconheceu que a colisão ocorreu porque a ré estava distraída pela movimentação de seu cachorro dentro do seu carro.

Foto: www.gettyimages.com

Na avaliação do relator do Recurso, o Juiz de Direito Ricardo Torres Hermann, a sentença deve ser mantida por seus próprios fundamentos. Citou ainda depoimento de funcionária do supermercado afirmando que o autor parou diante da sinalização e que já havia concluindo a manobra quando a ré, distraída com um cachorro que estava no banco de trás, bateu no outro veículo. A decisão é do dia 28/01/2010.

Isso que dá levar cachorro para supermercado, shopping, etc.. Para quê? Ou o bicho fica dentro do carro, passando calor, ou fica numa gaiola na entrada. Claro que depois que o dono volta para o carro, o animal (me refiro ao canino) fica agitado. Demorou para acontecer uma dessas...

Fonte: Informativo OAB Londrina