sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Picapes argentinas Mercedes-Benz

Muita gente talvez não saiba, mas muito antes da fabricação da Classe A nacional em Juiz de Fora-MG a partir de 1999, a marca da estrela já tinha produzido automóveis de passeio na Argentina. A picape derivada do 220D (derivada da Classe E da série W114/115, conhecido por /8) foi feita a partir de 1971, na 1ª fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Tinha capacidade para 650 kg de carga, e usava um motor 2.2 diesel de 65 cv. E tal a produção do CLC nacional, era a única fábrica a produzir o modelo no mundo, tendo exportado (muito pouco, na verdade) para o Caribe, Estados Unidos e Europa.


Antes disso, em 1952, a fábrica já montava o 170D sedan, perua, pick-up e furgão, em sistema SKD (kit importado desmontado, mas com alguns componentes locais), também com semelhança ao sistema usado no CLC. A série 170 seria bisavó da Classe C em termos de Mercedes-Benz.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Personalizações

Particularmente não sou muito adepto de personalizações automotivas. Não raro excedem o bom gosto de tal forma que é difícil não tecer um comentário que não seja ofensivo. Destaquei algumas transformações que atingiram clássicos da Mercedes-Benz. Se eu fosse designer responsável por algum desses veículos me sentiriria particularmente ofendido...




Começamos com um SL600 da geração anterior, revestido por 200000 cristais de famosa marca. Cobriram quase toda a parte externa, parte do interior e arremataram com bancos em couro branco com encostos de cabeça "pom pom":




Depois, um Classe C63 AMG, da geração recém substituída, descrita algo como "cromado dourado", que inclui até os emblemas. Películas douradas nos vidros complementam a cafonice:



Por fim, a despeito de camuflagem ser adequada apenas para Unimog e Classe GL (com um pouco de esforço, ML e GLK), num SL300 pode resultar em ameaças de morte. Espero que, em vez de se estragar um clássico, tenha sido feito numa daquelas réplicas:



Sabemos que existem muitas garagens abonadas por aí, que contam com estrelas de várias marcas. Espero que tamanho mal gosto permaneça devidamente guardado nelas.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O que atrai a sua visão?


Quando do lançamento do Mercedes-Benz CLS de nova geração ano passado, a marca realizou um estudo sobre o que mais atrai a visão masculina em relação a um carro, já que, em linhas gerais, a resposta gira em algum ângulo aparente ou não da imagem acima...

Foi feito um experimento, com câmeras em óculos usados por voluntários. Ao que parece, os nossos olhos são imediatamente atraídos para características como a linha do telhado em arco, capô longo e contornos do corpo único abaixo de cada flanco. Para mais detalhes e outras surpresas, vale assistir o vídeo: